segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dicas: Tensão Pré-Menstrual

Bom dia, meninas.
Tudo bem? O post de hoje vai ser meio looongo

Vamos falar de um assunto que afeta, eu acredito...todas as mulheres... a maledetta..

TPM

que pode ter várias defínições... uma delas é essa aqui....


Amely - por Pryscilla Vieira


E por aí vai...

Segundo Wikipédia, a tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .

A causa disso???
A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afectar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando outros sintomas.

Sintomas...ui!
Desconforto abdominal, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade (isso é mortal...rsrsrs), tensão, humor deprimido...aumenta o apetite, esquecimento, acne, retenção de líquidos...e outras coisas..que se eu começar a descrever, vou ficar com TPM antes da hora.... afinal...foram contabilizados quase 150 sintomas....CRUZES!!!!! (fonte: site Minha vida)

Como amenizar os sintomas???

Temos sempre alguma diquinha na manga...como faz a Alinne Reis, nossa seguidora de Brasília:

"Chegando nos dias da " visita bater o ponto" não marco nada. Literalmente NADA. Desde o cabeleireiro, passando por atividades bancárias e dirigir automóvel. Porque se num desses der algo errado , ou me deixarem esperando...a casa cai
Para cólicas,tomo remédio próprio para cólicas  Buscopam, banho quentinho, Yoga.Tbm aprendi na acupuntura a encher o umbigo de  sal grosso e com um incenso chegar bem perto o calor dele no sal grosso. A cólica vai embora rapidinho;.
Dor de cabeça ,Anador .;
Procuro não me olhar muito no espelho, pq estarei certamente com espinhas( q sempre aparecem nesse período)e inchada ;.
E o mais importante. Aviso para meu marido e minha filha q estou de TPM e q por favor, não me aborreçam .Mas para quem trabalha o dia todo e não tem como falar isso para o chefe ou fornecedores,aconselho fazer Yoga , tomar um suquinho de maracujá e praticar muuuito, mas muito mesmo a RESPIRAÇÃO." 

Mas olhem o  que pesquisadores e personal trainers aconselham: 

 Diminua o sal, evite refrigerantes, caféina, e bebidas álcoolicas, antes do período. Coma soja...isso mesmo, soja, ela ajuda a diminuir a dor no seios e a sensação de peso na pelve.
Inclua cálcio na alimentação...leite, iogurte, queijo...Segundo a Universidade de Massachussets, o cálcio pode contribuir para diminuir os efeitos da TPM, especialmente as cólicas. Porém, a ingestão de cálcio precisa estar associada com a de vitamina D, que pode ser encontrada no suco de laranja e no peixe.

Segundo essa mesma pesquisa da Universidade de Massachusetts, o mágnésio pode reduzir a ansiedade, irritabilidade e também a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, cereais integrais, damasco, abacate, melão. Sabia que aquele “chocolatinho” delicioso também possui magnésio? Você pode até inserir no seu cardápio, mas só um pouco! Coma com limites (como sobremesa, após uma refeição, só um pouco!). Não se pode esquecer das gorduras, da cafeína que o chocolate possui e que piora os sintomas da TPM. Coma só um pedacinho! Nada de “cair de boca” no chocolate.

Exercícios: 
A prática de exercícios físicos podem ajudar a amenizar e reduzir o estresse e as dores causadas pela tensão. Mas será que movimentar o corpo vai ajudar a diminuir o incômodo causado pelo período menstrual?

Segundo o personal trainer Mauro Sakiama, a prática  de atividades físicas, além de estimular a circulação, reduzindo o inchado, faz com que o corpo libere endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar.
A prática de exercícios deve ser escolhida de acordo com os sintomas. 
Pra quem sofre com cólicas, por exemplo, o personal aconselha atividades que mexam com a região pélvica..como elevação, rotação de quadril, abdominal infra...uma bola súiça é ideal. 
Pra quem sente dor, Sakiama, não aconselha atividades como leg press, agachamenbto, a fundo ou com pesos em cima do quadril, pois podem piorar os sintomas. Já pra mulher que fica extremamente irritada, exercícios respiratórios e aeróbios ajudam bastante. "Eles aumental a quantidade de endorfina e diminuem a quantidade de cortisol" (Fonte: O Liberal.net)

Ah ...mais uma diquinha importante: Exercícios vigorosos (tipo...2 horas de step por dia) podem agravar os sintomas. Hidroginástica, Caminhada, Natação e até Yoga podem ajudar a diminuir os sintomas.


Ficou longa a dica né....rsrs...mas ficam as dicas..e espero que vocês tenham gostado. 










3 comentários:

  1. Oie flor,eu não tenho TMP mas a matéria é muito interessante,dei uma lida por cima! Beijocas *-*
    http://mimysantanna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Homens deveriam ter TPM tb pra sentir o que sentimos...
    Beijocas
    Josss
    http://femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

    ResponderExcluir
  3. gente, como assimmmm? Soja?..essa n sabia. Dessas outras dicas de especialistas eu li uma vez sobre alimentação. Mas é uma M. eu não consigo fazer dieta, nem p emagrece. E na época da TPM acho q é justamente quando mais queremos comer porcaria.É uma excelente dica para quem é disciplinada.O que mais acho q funciona é o
    Yoga. Aliás é bom p tudo essa filosofia de vida

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos saber o que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...