sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cabelos: 8 passos - Tratamento para cabelos

Meninas, tudo bem?

Que tal, 8 passos para tratar suas madeixas??? Seja ele crespo, normal. seco, oleoso, misto, tingido...

Veja as dicas do químico Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, ensina alguns procedimentos que prometem deixar seus cabelos sedosos, com balanço e macios.



Primeiro passo
Identifique o seu tipo de cabelo (se for o caso, peça ajuda para seu cabeleireiro. Quem tem cabelo oleoso e tingido, por exemplo, precisa decidir entre uma das duas categorias na hora de escolher os produtos que pretende usar).

-Normal (macio e com brilho natural): como não apresenta excesso ou falta de oleosidade, basta lavar com um xampu específico para manter o equilíbrio natural.
- Oleoso (pesado, com aspecto gorduroso): lave diariamente com um xampu que remova o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
- Seco (opaco e poroso): utilize xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.
- Misto (raiz oleosa e pontas secas). Pede xampu específico, além der óleos, cremes e reparadores nas pontas.
- Tingido: para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a camada externa, conhecida por cutícula, fragilizada. Com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio e o cabelo fica desbotado. Os xampus próprios para cabelos tingidos ajudam a fixar o pigmento no fio.

Segundo Passo
Escolha o xampu adequado para o seu tipo de cabelo. Se uma pessoa tiver cabelos secos e usar xampu para cabelos oleosos, eles podem ficar mais ressecados ainda , explica Angel.


Terceiro Passo
Varie o xampu que você usa. O uso diário do mesmo produto pode deixar o cabelo viciado . Da mesma maneira que o uso contínuo de um xampu específico (como anticaspa ou antiqueda) pode provocar o ressecamento do fio. Por isso, procure alternar os xampus ao menos uma vez por semana.



Quarto Passo
Inclua o uso do xampu anti-resíduos na sua rotina. Ele faz uma limpeza profunda e deixa seus cabelos prontos para receber os ativos de seu xampu habitual, como se fosse a primeira vez.

Quinto Passo
Evite usar os produtos conhecidos por 2 em 1 , já que o xampu tem uma função e o condicionador tem outra.

Sexto Passo
Ajuste a temperatura do chuveiro para o morno ou frio. A água quente remove excessivamente a oleosidade do couro cabeludo, podendo provocar um ressecamento excessivo e descamação.

Sétimo Passo
Finalmente, na hora da lavagem, umedeça o cabelo antes e aplicar o xampu. Massageie suavemente o couro cabeludo, sem usar as unhas. Enxágüe e reaplique (a necessidade de reaplicação do xampu depende do nível de impregnação de resíduos ou da oleosidade do cabelo). Enxágüe novamente até retirar totalmente o xampu e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e facilitar o pentear (e nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo).

Oitavo Passo
Nos casos de cabelos ressecados ou muito volumosos, use uma máscara leave-in. Ela promove a recobertura do fio, reduzindo o volume e a perda de hidratação causada pela poluição e pelas químicas. Alguns desses produtos oferecem, além do condicionamento, uma propriedade de fixação que permite modelar o penteado com mais facilidade.


Fonte: (Minha Vida/UOL)

Espero que tenham gostado.
Bom final de semana para vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...