sábado, 14 de maio de 2011

Cultura: Você sabe o que é Visagismo?

Oi Moças!

O post da coleção Tropicaliente da Impala voltou sozinho, sem os comentários, masssss... Por isso vou fazer um post novo! =)

Ontem minha mãe estava olhando na internet alguns sites sobre visagismo e me deu a sugestão de colocar no blog. Como o assunto é interessante, lá vamos nós!

---------------
O post ficou longo, mas vale a pena ler as dicas! =)
---------------

Mas afinal, o que é visagismo?
Visagismo, da palavra francesa visage (rosto), é a possibilidade de criar uma imagem pessoal para revelar qualidades interiores. Usa-se características físicas, a harmonia estética, maquiagem, corte, coloração e penteado nos cabelos, entre vários outros recursos estéticos. I
Interessante, não?

No portal Terra saiu uma matéria sobre Visagismo, com Philip Hallawell, visagista inglês.
"O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um", define Hallawell.
Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.
"A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um", explica.

Ainda no Terra, Hallawell comentou sobre os cabelos:

1) Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura
2) Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura. 
3) Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.
4) Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo "Gisele Bündchen" transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.
5) Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.
6) Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): segundo Hallawell trata-se de uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. "Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê", explica. 

Vamos ver o visagismo aplicado na maquiagem?

No visagismo é importante trabalhar a luz. Assim, você consegue ressaltar o que quer e amenizar aquilo que não gosa. Por exemplo, quem tem queixo saliente pode usar tons escuros na região para diminuí-la, pois tons escuros dão profundidade e contornam o rosto. Ao contrário dos tons claros, que dão volume e ressaltam os traços, como por exemplo, quando iluminamos sob a sobrancelha - o que levanta o olhar. 

O Bolsa de Mulher, com o apoio do visagista Carlos Artur de Peder e do maquiador Alexandre Krizek, simulou os tipos de olhos para você não errar na hora de preparar a maquiagem. 

1) Olhos grandes: Para diminuir olhos grandes, contorne dentro e fora com lápis ou delineador e faça um sombreado esfumaçado para alongar os olhos e proporcionar a eles um bonito amendoado. Esfumace os cantos externos.
2) Olhos pequenos: Para aumentar olhos pequenos, evite sombras escuras. Aplique uma emulsão iluminadora na pálpebra antes de aplicar a sombra. Curve bem os cílios na parte superior e inferior e aplique lápis branco na parte interna dos olhos. Utilize uma sombra clara embaixo do último cílio inferior.
3) Olhos próximos: Para quem tem olhos juntos e deseja afastá-los, opte por sombras claras e pastéis na parte interna da pálpebra. Elas produzem um efeito iluminador. Utilize uma sombra média no centro, abra a sobrancelha e alongue as extremidades delas com lápis.
4) Olhos afastados: Se você possui olhos afastados e deseja aproximá-los, aplique sombra escura nos cantos internos das pálpebras. Procure utilizar sombra apenas no côncavo dos olhos (pálpebra superior). Reforce a máscara nos cílios internos e sombreie levemente a parte interna do nariz.
5) Olhos saltados: Para disfarçar olhos saltados, contorne-os por dentro e por fora, reforçando o contorno na parte interna dos cílios inferiores. Aplique sombras mais escuras nas pálpebras e evite sobrancelhas finas e mais claras do que a cor do cabelo.
6) Olhos fundos: Para disfarçar olhos fundos, aplique bastante corretivo. Nunca utilize sombras escuras. Prefira as claras e aplique apenas um tom. Só contorne os olhos com delineador e lápis e use bastante rímel. Aposte na sobrancelha para levantar o olhar.
7) Olhos caídos: Para levantar o olhar, aplique delineador do canto externo até a metade dos olhos. A sombra deve ser cintilante e pode ultrapassar o côncavo dos olhos no canto externo. Deixe a parte inferior dos olhos sem maquiagem. O curvex também é um aliado.
8) Olhos puxados: Em olhos orientais, use sombra escura por toda pálpebra e utilize delineador apenas nas pálpebras superiores. Utilize uma sobra clara logo abaixo das sobrancelhas para iluminar.
9) Olhos com olheiras: Para atenuar as olheiras, passe bastante corretivo, puxando o excesso para junto dos cílios inferiores. Corretivos líquidos oferecem uma cobertura mais leve que os bastões.
10) Olhos com bolsas: Para atenuar as bolsas, evite sombras claras e cintilantes. Dez minutos antes da maquiagem, coloque sacos de chá de camomila gelado sobre os olhos para desinchar.
11) Pálpebras caídas: Para levantar pálpebras caídas, esfumace-as com uma sombra marrom clara e faça um traço mais largo com o delineador no canto externo do olho. Evite aplicar lápis na parte inferior dos olhos. 

Vejamos o visagismo para cada tipo de rosto com suas características, segundo Alexandre Krizek:

1) Rosto oval: No rosto oval, tudo é permitido, não porque é tido como o rosto perfeito, sem necessidade de "correções". É que o rosto oval é facilmente identificado pelo cérebro de uma maneira mais harmoniosa.
2) Rosto redondo: Já no rosto redondo, em que a largura corresponde a mais de dois terços da altura, os cortes desestruturados com pontas e franjas são bem-vindos (fuja dos repicados nas laterais!). Com a maquiagem, poderemos afinar este formato de rosto, com o uso do blush (ou de um pó compacto mais escuro) de maneira correta, oferecendo uma falsa sombra onde não há. Com um pincel adequado, aplique o blush das têmporas em direção aos cantos externos da boca, deixando o traço mais fino na parte de baixo da face. Não deixe marcado, esfumace bem! Caso tenha queixo duplo, aplique um pó compacto mais escuro nessa área para tirar o volume. As sobrancelhas devem estar bem arcadas para oferecerem ângulo onde não há.
3) Rosto quadrado: O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas. Aplique também um pó compacto mais escuro na linha do maxilar inferior e junto à raiz dos cabelos. As sobrancelhas devem estar levemente arqueadas.
4) Rosto triangular: O rosto com formato coração ou triângulo invertido pede um corte curto na linha entre o maxilar inferior e os ombros, dando volume nessa região. Na maquiagem, clareie bem o queixo, bem como as laterais do rosto. Escureça a testa próximo à raiz dos cabelos. O blush poderá ser aplicado apenas nas maçãs do rosto. As sobrancelhas devem ter seu PMA (ponto mais alto) da metade para fora.
5) Rosto longo: No rosto longo, os cabelos curtos oferecem leveza e harmonia. Na maquiagem, clareie as laterais do rosto e escureça a linha do topo da testa, junto à raiz dos cabelos, bem como o queixo. Aplique o blush de dentro para fora do rosto. Lembre-se que não podemos tirar volume das laterais deste formato de rosto. As sobrancelhas finas são bem vindas.

Bom, por hoje é só!
Espero que tenham gostado!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...