quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cosméticos: Dicas!

Hi Girls!

Mamys indicou uma matéria que achei muito interessante pra compartilhar com vocês...

Nós amamos maquiagem, certo? Certo. Mas quais substâncias presentes nas maquiagens, e nos cosméticos em geral, não são bacanas?

Vamos ver?!

  • Chumbo: é um metal pesado que pode estar presente em alguns pigmentos usados, por exemplo, nas tinturas de cabelo e que pode causar câncer. "Ele ocorre como contaminante (lixo industrial), como antidetonante da gasolina, tintas e cosméticos. Mesmo em baixas concentrações, pode causar intoxicação que leva ao que se chama saturnismo ou plumbismo, e pode ser absorvido pelo organismo por inalação, ingestão de alimentos, solo contaminado, via dérmica (batons, cosméticos, tinturas etc) e pode inibir a síntese de hemoglobina, levando à anemia", explicou Márcia. Além disso, o chumbo pode causar encefalopatias, irritação, dor de cabeça, tremores, alucinações, fraqueza muscular, formigamentos, nefropatia aguda e crônica, gastrite, diarreia, osteoporose e alterações no número e forma dos espermatozoides e surgimento de tumores.
  • Amônia: também presente em algumas tinturas de cabelo, pode causa irritações. "É uma substância bastante agressiva e é preciso cuidado na hora de manipular o produto que a contêm, pois caso volatize, evapore, pode irritar o trato respiratório", falou Campera.
  • Parabenos: é um tipo de conservante presente em cosméticos variados. "Estudos do periódico médico Journal of Aplied Toxicology apontaram os parabenos como potencialmente cancerígenos por apresentarem propriedades estrogênicas, comportando-se como o hormônio feminino. Se usados por gestantes, lactantes, pacientes com câncer de mama etc, podem ser extremamente perigosos", citou a dermatologista. A substância, assim como seus derivados, estão presentes também nos desodorantes.
  • Formol: um dos principais componentes da escova progressiva e dos endurecedores de unhas, o formaldeído é usado como conservante na concentração de 0,2% aprovada pela Agência Nacional de Vigiância Sanitária (Anvisa). "Pode causar queimaduras nas vias respiratórias quando inalado, irritação dos olhos e é um potencial cancerígeno", afirmou Márcia.
  • Toluenos e formaldeídos: presentes nos esmaltes, podem causar alergias e irritações nos locais da pele onde o esmalte é encostado, como pescoço, face e olhos que, segundo a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vascncelos disse, podem ficar vermelhos, inchados, com ardor e coceira e devem ser evitados sobretudo por quem tem alergia. Campera falou ainda que a substituição dessas duas substâncias por outras hipoalergênicas é uma tendência mundial. "Mas o hipoalergênico não significa livre de riscos, apenas que há menos chances de dar alergias", frisou.
  • Corantes: "a maioria dos corantes tem componentes metálicos e o acúmulo deles no corpo pode ser problemático", contou o químico da Fina Flor Cosméticos.
  • Lauril: presente em praticamente todos os shampoos, é uma substância que limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade, sem alterar a estrutura do cabelo. "Não é o lauril ou seus derivados que enfraquecem os fios, mas o uso indevido. Se uma pessoa com cabelo ressecado usar um shampoo para cabelos oleosos, seus fios serão limpos de uma maneira mais intensa, perdendo a pouca oleosidade que têm e correm o risco de ficar quebradiços. O oposto também é verdadeiro, de uma pessoa que tem cabelo oleoso e usa shampoo para cabelos secos, não conseguindo assim remover toda a gordura dos fios", disse Campera.
O químico que explicou isso tudo é Juliano Campera, farmacêutico responsável pelos produtos da Fina Flor Cosméticos de Belo Horizonte (MG). Ele disse, ainda, que os cosméticos não têm absorção sistêmica pelo nosso organismo, como acontece com os remédios, e por isso sua absorção e contaminação é mais difícil e rara de acontecer.

Essa matéria saiu no Portal Terra

Vamos usar o que o mercado nos oferece, sempre lembrando dessas dicas! =)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...